sábado, 4 de fevereiro de 2012

Prologo a "Ciência e Conhecimento"

[...]
Tudo o que a espécie humana produziu, no entanto, é bom lembrar também, é muitíssimo recente dentro de uma escala de tempo que considere a idade do Universo – ou mesmo somente a idade da Terra. Para termos uma idéia da seqüencia de surgimento  das coisas, sejam astronômicas, biológicas ou humanas, vale a pena ver o que Carl Sagan (USA,1934-1996) propôs, com perspicácia, e que ele chamou de calendário cósmico.

Ele colocou a origem do Universo, há cerca de 15 bilhões de anos (arredondando para um pouco a mais dos quase 14 bilhões atualmente aceitos), como o momento zero do que seria um ano - de 365 dias de 24 horas - de nosso calendário humano atual; desse modo, e conseqüentemente, cada bilhão de anos corresponderia a 24 dias no calendário proposto, e cada segundo corresponderia a 500 anos.

De acordo com esse calendário, a primeira forma de vida na Terra teria surgido somente no dia 25 de setembro. Os primeiros seres humanos, nossos ancestrais diretos, teriam passado a existir somente a partir das 22:10 h do dia 31 de dezembro (o que dá 110 minutos – os minutos que faltam para terminar o ano - vezes 60 segundos por minuto vezes 500 anos por segundo = 3.300.000 anos); o primeiro alfabeto teria surgido às 23:59:51 (há aproximadamente 4.500 anos, portanto); a primeira metalurgia e a invenção da bússola teriam surgido somente quando havíamos atingido as 23:59:53 (há algo como 3.500 anos).

E o agora de nossa vida humana na Terra, com o nosso nível de ciência, tecnologia, e todos os nossos poderes (de ciência, tecnologia, artes, transportes, poder de construção, de destruição e tudo o mais) corresponderia ao primeiro segundo do segundo ano desse calendário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.